O cadastro de produtos é um dos principais pontos para ter sucesso na internet, ele deve descrever exatamente o comportamento de busca do seu publico alvo. E devem ser facilmente localizados em sua loja para que não seja uma pesquisa cansativa e assim o cliente desista da compra.

     Então deve ser planejado todas as questões que envolvem os produtos, como as fotos que precisam chamar a atenção dos clientes e não somente mostrar a “cara” do produto, sua descrição deve ser elaborada com o intuito de fazer com que o cliente possa quase “experimentar” como seria ter ou utilizar o produto mesmo que seja apenas através da leitura, também através da descrição recomenda-se incluir uma explicação simplificada sobre o produto, ou seja, a descrição não deve apenas esclarecer os benefícios ou funcionalidades do produto, pois ainda sim poderiam surgir dúvidas para os clientes inviabilizando a conversão, o ideal é ter uma descrição bem elaborada para que o cliente não tenha dúvidas sobre por exemplo, funcionalidade, cuidados, modo de usar, entre outras informações.

     Outro ponto muito importante é que produtos devem ser cadastrados com seus pesos e dimensões baseados já no produto “embalado” para envio, pois assim evita-se divergências nos valores de frete calculados na loja com os valores calculados nas agências dos Correios, evitando despesas inesperadas.

Veja como cadastrar um produto sem integrar com seu ERP:

  1. Acessar o Backoffice de Administração Selecionar o Menu de Produtos e em seguida a opção Cadastrar Produto.
  2. O Painel de cadastro de produtos é dividido em 3 partes: Produto, Atributos e Fotos.
  3. As primeiras informações são para setar as informações principais produto, título, cor, marca, categoria, tipo de variação e preços, além das informações de peso e medidas que serão utilizada para cálculo do frete.

Descrição do Produto

  • SKU: Código único de manutenção de estoque, você pode escolher seu código do produto para você ter total controle do estoque da sua empresa.
  • Parent: Código que agrupa as variações de um produto. Ex: para agrupar as variações dos produtos 110 V e 220 V ambos devem contem no campo Parent o mesmo código.
  • EAN: Código de barras do produto, você pode localizar essa informação na embalagem ou no próprio rótulo do produto, apesar de seu cadastro não ser obrigatório é muito importante ter essa informação para os marketplaces mapearem as informações do seus produtos.
  • Tipo de Variação: São tipos de variação, tamanho para produtos de vestuário, moveis etc…, volume para perfumaria, recipientes, tintas, bebidas, produtos de limpeza etc…, voltagem para produtos de materiais elétricos, eletrodomésticos, ferramentas elétricas etc….
  • Variação: Valor referente ao seu tipo de variação EX. para o tipo de variação Tamanho você pode utilizar P, M,G, 35, 3mt, 1.5mt, 30cm etc… Volume você pode utilizar 1L, 300ml, 2m3… Unidade você pode utilizar PC, JG, CJ, UN, etc… e Voltagem você pode utilizar 110V/220V, Bivolt, 127V, 220V etc…
  • Título: O título ideal para o anúncio de um produto precisa ser simples, atraente, instrutivo e capaz de gerar uma referência direta para as fotos cadastradas. Ele também não pode conter erros de digitação ou gramática. O ideal é escolher palavras-chave ou expressões que expliquem com exatidão o que é o produto, sem utilizar termos muito genéricos. Em alguns casos também é aceitável inserir atributos básicos do produto, como as dimensões e características principais. [PRODUTO]+[MODELO]+[MARCA]+[COR]+[VARIAÇÃO]
  • Marca: Campo referente a marca do produto ou fabricante;
  • Cor: Cor principal do produto, obrigatório e utilizado para gerar as variações de cores.
  • Referência: Referência do fabricante, ideal para identificar produtos que possuem características semelhantes de uma mesma coleção.
  • Categoria Raiz: Primeiro nível da hierarquia de categorias.
  • Categoria: Hierarquia completa da categoria
  • Descrição: Texto referente as principais características e informações do produto tais como sua utilização, itens inclusos, recomendações. Veja o guia: Descrições Uteis para Produtos
  • Quantidade: Estoque Disponível.
  • Preço: Preço padrão do produto ou da importação.
  • Preço de Venda: O preço que será oferecido para vendas é a partir desse preço que o sistema calculará regras de preço configuradas.
  • Preço Promocional: Campo para adicionar preço promocional. A regra de preço não se aplica nesse campo.
  • Peso: Peso final para envio com embalagem. Esse sera o peso utilizado para calculo de fretes. Deve ser utilizado os seguintes padrões 1, 1.5, 0.500 Somente valores sem a grandeza.
  • Altura (cm): Altura da embalagem para envios em centímetros Ex: para 15cm utilize apenas 15 ou para 9.5cm utilize apenas 9.5
  • Largura (cm): Largura da embalagem para envio em centímetros Ex: para 25cm utilize apenas 25 ou para 15.5cm utilize apenas 15.5
  • Comprimento (cm): Comprimento da embalagem para envio em centímetros Ex: para 19cm utilize apenas 19 ou para 19.5cm utilize apenas 19.5

Willians Okamoto

Minha missão é ajudar empresas com grandes estoques que querem começar a vender na internet e precisam de uma solução prática e segura na integração do seu sistema ERP ou ecommerce aos grandes marketplaces do mercado.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.