O que é Black Friday?

A Black friday teve origem nos Estados Unidos no ano de 2005, com o objetivo de vender todos os produtos parados no estoque para repor por novos produtos para o novo ano, ofertaram os produtos com super descontos no dia seguinte ao feriado de Ação de Graças e essa data virou febre nos Estados Unidos. 

No Brasil, a Black Friday foi inspirada no Estados Unidos e teve sua primeira edição no ano de 2010, com o objetivo de popularizar as vendas online. Um site de descontos reuniu 50 lojas online para participar desse evento de descontos e arrecadaram R$3 milhões em vendas com descontos somente nessa data. 

O sucesso desse evento foi tão grande que a partir daí as lojas físicas e outras lojas online também passaram a participar da Black Friday tornando essa data uma das mais importantes do calendário de vendas de todas as lojas, pois muitos consumidores guardam dinheiro e esperam por essa data o ano todo para comprar produtos com grandes descontos.

Em 2019, na última edição da Black Friday, as vendas alcançaram R$3,2 bilhões, segundo levantamento da Ebit/Nielsen. E esse ano promete ser ainda melhor por conta da grande adesão de e-consumidores por conta da pandemia do Coronavirus.

Quando é realizada a Black Friday?

A Black Friday é realizada na última Sexta-Feira do mês de Novembro, data que inicia as compras de Natal, e nada melhor que iniciar as compras de Natal com mega descontos, não é?

Neste ano de 2020, a Black Friday será no dia 27 de Novembro.

No entanto, muitas lojas já estão ofertando seus produtos com descontos em todo o mês de Novembro, deixando produtos e descontos especiais para a Sexta-Feira da Black Friday. 

Como se preparar para vender mais na Black Friday e conquistar clientes?

Antes de qualquer campanha de vendas é preciso analisar os produtos que serão o foco da campanha, para isso é preciso estar em dia com a análise do estoque. Mas o que precisa ser analisado?

O Produto 

É preciso saber a quantidade de cada produto no estoque para saber se será possível atender a demanda que a campanha resultará, caso promova um produto e não tenha estoque suficiente para entregar ao consumidor, a campanha fracassará, pois além de desperdiçar tempo e dinheiro com a campanha de marketing e vendas, poderá acarretar numa má reputação para a marca.

Além disso, muitos produtos tem data de validade para ser vendido e, é preciso ficar atento a esse detalhe. Analise seu estoque e identifique os produtos que estão perto da data de validade e coloque-os na lista de produtos para ofertar na Black Friday, pois assim, não terá prejuízo, somente uma margem de contribuição menor que a esperada com o valor cheio do produto.

Outro ponto importante são os produtos que estão parados no estoque há muito tempo. Isso significa, capital de giro parado e, precisa ser vendido. 

A Oferta

Crie uma oferta que irá surpreender seu cliente e que não irá causar problemas e prejuízos para o seu negócio, como trocas, devoluções e reclamações. 

Ajuste o preço da sua oferta para ser competitivo sem ter prejuízo, além de ter estoque para suprir a demanda gerada.

Calcule o margem de contribuição e faça um desconto no preço do produto. E, caso não seja possível vender, analise se seria interessante enviar de brinde para os clientes, pois assim você consegue surpreender seu cliente e ter a chance de fideliza-lo!

Outro ponto importante é o frete do produto; o frete pode ser grátis, ter desconto, preço normal, ser grátis nas compras acima do valor X, além da nova modalidade onicanal, o cliente compra pelo site e retira na loja com frete grátis. Analise cada opção e defina uma opção que irá agregar valor `a sua oferta e será percebido pelo cliente como ponto positivo.

Pense sempre como o seu cliente vai perceber sua oferta!

Formas de pagamento

Defina a forma de pagamento do produto ofertado como pagamento `a vista, parcelado, quantas parcelas para cada valor de compra… de modo que gere caixa e valor para sua oferta e para o cliente.

 Canais de venda

Defina os canais de venda online e offline que serão ofertados os seus produtos com desconto para Black Friday.

Os canais podem ser sua loja física, seu ecommerce, marketplaces que vende seus produtos como Mercado Livre, Amazon, Americanas, Shoptime, Submarino… 

Você pode escolher todos os canais de venda ou um só canal. Um produto diferente para cada canal ou o mesmo produto para todos os canais (se tiver grande volume de estoque para atender a demanda), o importante é definir uma estratégia para o seu negócio e deixar todos os detalhes dela alinhado com as pessoas que irão aplica-la e os sistemas que irão operar nos canais escolhidos para a oferta da Black Friday.  

Equipe de Venda 

Defina uma equipe de vendas para estar de plantão nesse dia de grande volume de vendas e possíveis problemas na finalização da compra. 

A equipe de vendas deve monitorar todos os canais de vendas em tempo real para poder identificar as possíveis dificuldades dos usuários nesse dia.

Outro ponto importante que deve ter atenção especial na Black Friday é a televendas, ou seja, o atendimento telefônico, que servirá como contato direto entre loja e cliente. Esse é o momento de fidelizar o cliente! Ouvir o que o cliente tem a dizer e tentar resolver tudo que for possível para ele conseguir solucionar seu problema e realizar a compra com sucesso e segurança.

Equipe de Envio

A equipe de envio de produtos deve ter um número maior de colaboradores para a Black Friday, para que os produtos possam ser enviados o mais rápido possível e chegue antes do esperado pelo cliente e assim, possa surpreendê-lo e possivelmente, fideliza-lo!

Além disso, organize as embalagens e certifique-se que tenha o suficiente para embalar todos os produtos ofertados, pois devem seguir o mesmo padrão de envio dos produtos enviados em dias normais, fora da promoção.

Plataformas de venda online 

As plataformas de venda escolhidos devem estar alinhadas com as ofertas da Black Friday, como os produtos, os preços, as formas de pagamento, o frete… devem estar com as mesmas regras para os mesmos produtos em todas as plataformas (sistemas) utilizadas, evitando possíveis problemas com o cliente.

Antes do grande dia da promoção faça testes nas plataformas e, caso tenha discordância nas ofertas, corrija e teste novamente. 

E, se você quer vender em diferentes canais online e não quer ter problemas na integração das suas plataformas, a Sysplace Tecnologia tem a solução; com uma estratégia e um sistema de vendas (HUB) integrado que foi desenvolvido para ajudar os negócios de forma a:

– Possibilitar estratégias de marketing levando em conta os 4 P’s do marketing (Produto, Preço, Praça – canais de venda e Promoção)

Produto- é possível escolher os produtos que serão vendidos em cada canal;

Preço- o mesmo produto pode ter preço diferente em canais diferentes;

Praça- é possível escolher os canais que cada produto será vendido;

Promoção- é possível criar kits de produtos para aumentar o ticket médio da venda;

– SEO no cadastro de produto

 O cadastro de produto foi desenvolvido para aplicar todas as regras de SEO de cada  canal de venda online (Marketplace) 

– Canal de comunicação com os clientes integrados para agilizar as respostas e aumentar a reputação e as vendas em cada canal de venda;

– Separação de produtos

O sistema faz uma lista dos produtos vendidos que devem ser separados para envio. 

-Expedição dos produtos

A etiqueta com os dados de envio são emitidas pelo sistema e passa a ter status “impresso” – enviado. O envio deve ser feito no mesmo dia da aprovação da compra.

-Canal de televendas

É possível vender pelo telefone ou Whatsapp, o atendente faz o cadastro e o pedido do cliente, gera a compra e a forma de pagamento.

Tudo isso integrado (unido) num mesmo sistema que irá atualizar o estoque automaticamente otimizando as vendas e aumentando o faturamento e, disponibilizar relatórios claros e precisos sobre as vendas em cada canal, facilitando a análise de informações estratégicas de vendas, estoque, preço… e melhorar a tomada de decisão para o seu negócio!

Entre em contato aqui para mais informações! E, começar! 

Divulgação

Divulgue as ofertas do seu negócio nas suas redes sociais, nos canais parceiros de venda e garanta que as ofertas estejam alinhadas em todos os canais para não ter problemas no dia da promoção.

Além disso, outro ponto importante são as políticas de trocas e devoluções que devem estar bem claras para toda a equipe de vendas e para os consumidores, para que não haja problemas e possíveis reclamações.

No dia da Black Friday

Esteja com toda a equipe envolvida, preparada e pronta para resolver todas situações com os clientes; prepare os produtos das ofertas para envio, verifique se os sistemas estão trabalhando normalmente e tenha foco nas vendas e nos carrinhos abandonados, pois podem significar alguma inconsistência na oferta e será preciso resolver!

Depois da Black Friday

Faça uma análise do resultado das ofertas, quais os produtos mais vendidos, o valor de caixa gerado pelas ofertas, qual canal de venda foi mais eficiente, quais produtos tiveram mais procura, quais produtos tiveram mais trocas, quais produtos tiveram mais devoluções, identifique os colaboradores que mais se destacaram e o presenteie para incentivar a equipe de vendas, aplique uma estratégia pós venda e se possível ofereça mais produtos relacionados `a compra (Cross Sell) no e-mail de pós venda.

Saiba mais de Cross Sell no artigo: Descubra 3 técnicas matadoras para aumentar suas vendas online.

A partir dessa análise pós Black Friday é possível saber quais foram os pontos fortes e os pontos fracos do dia da promoção e então, começar a planejar as ações para as próximas promoções e melhorar cada ponto da oferta e da venda que for necessário para o seu negócio e para o cliente, lembrando sempre que os negócios são feitos para dar lucro e fidelizar clientes!

Gostou das dicas para a Black Friday? Comente aqui em baixo se você já está preparado para a Black Friday ou está se preparando… 

Além disso, cadastre-se no Blog da Sysplace Tecnologia e recebe dicas, novidades e notícias do mercado digital!

Obrigada pela leitura! Volta sempre ao Blog SYSPLACE!!

Patrícia Chiacchio

Sysplace Tecnologia – A estratégia e o sistema perfeitos para acelerar suas vendas online! 

Patrícia Chiacchio Bertelli Martins Okamoto

Sou apaixonada pela internet e acredito que ela seja um grande canal de contato entre as pessoas, os produtos e os serviços; sendo bem usada, pode ser a transformação de vidas e negócios! Há anos no mercado digital, escrevendo, publicando, cadastrando, vendendo... Hoje, minha missão é ajudar os negócios na transformação digital e vendas no comércio eletrônico!

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.