Escrita para web
Escrita para web

Já teve uma grande idéia para escrever um texto para a internet e de repente percebeu que não sabia o que realmente escrever e de que forma se comunicar com seu leitor?

Isso realmente pode acontecer porque a escrita para a internet é diferente, deve sempre ter um objetivo… uma conversão!

Essa conversão pode ser um cadastro, uma venda, um download, um contato, um comentário, um compartilhamento, salvar o seu material…, isso dependerá do objetivo e da estratégia da publicação.

Sabendo disso, é preciso primeiramente fazer uma pesquisa sobre o que o seu consumidor está pesquisando sobre o seu mercado ou nicho e, então, entregar uma solução sua que possa ajudá-lo.

Depois, planeje o conteúdo da sua postagem ou artigo. O que será escrito, como será escrito e qual a solução que você oferecerá para o seu cliente e, finalmente qual a ação que você deseja que o leitor realize ao ler a sua postagem.

Além disso, algumas ações como estimular o leitor a escrever um comentário e se inscrever no canal são indispensáveis numa postagem para web, seja ele seu blog ou rede social.

Escreva com foco no seu público-alvo, sempre pensando na pessoa que vai ler sua postagem, ela está com um problema a procura de uma solução e, a partir disso, você deve pensar em como o seu negócio pode solucionar esse problema.

E, também, qual informação vou oferecer para atrair, conquistar e influenciar o leitor para que ele complete a ação do objetivo da postagem.

Confira essas dicas de ouro para escrever bem suas postagens na internet:

  • Título: título atraente para fazer com que leitor continue lendo todo o conteúdo.
  • Frase de impacto: frase de impacto que descreva o assunto do artigo e que faça o leitor continuar a leitura
  • Conteúdo do texto: escreva parágrafos curtos de no máximo 5 linhas e, pule uma linha para escrever o próximo parágrafo. Faça uma pequena introdução com dados interessantes do mercado, da atualidade, algo interessante sobre o assunto que será tratado durante a postagem ou até mesmo uma storytelling sobre o assunto ou produto. Depois, escreva sobre os benefícios que o seu produto ou serviço oferece ao seu público, e, então, descreva as características do seu produto ou serviço, como cor, tamanho, peso, mas cuidado para não escrever informações técnicas desnecessárias que irão confundir o leitor e faze-lo desistir da leitura e, caso isso aconteça você não atingirá o objetivo proposto pela postagem. E, finalmente, o mais importante nesse conteúdo, a transformação que o seu produto serviço pode proporcionar na vida do seu cliente, como você pode ajudar a mudar, transformar a vida do seu leitor ou cliente, ou seja, qual a proposta transformadora do seu negócio na vida de uma pessoa.

E, na sequência de todo esse conteúdo conquistador, você escreve a sua proposta irresistível do objetivo da postagem.

Finalmente, o “call to action”, a chamada para ação, aquela indicação de ação para o leitor fazer, seja para cadastrar o email, ligar, entrar em contato pelo whatsaapp, comprar, assinar… sempre cumprindo o objetivo daquela postagem, seja ela vender um produto ou serviço, uma assinatura de blog ou clube Vip, orçamento…

E, então gostou das dicas? Já pode começar a aplicar em todas suas postagens e me conte como está convertendo!!

Mas, se precisar de ajuda para planejar e desenvolver seu conteúdo, pode contar comigo!

Entre em contato aqui para descobrir como posso te ajudar!

Patricia Chiacchio – Sysplace Tecnologia

Patrícia Chiacchio Bertelli Martins Okamoto

Sou apaixonada pela internet e acredito que ela seja um grande canal de contato entre as pessoas, os produtos e os serviços; sendo bem usada, pode ser a transformação de vidas e negócios! Há anos no mercado digital, escrevendo, publicando, cadastrando, vendendo... Hoje, minha missão é ajudar os negócios na transformação digital e vendas no comércio eletrônico!

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