Atualmente, com a era digital e os milhares de smartphones conectados na internet, o processo de compra ganhou um novo cenário, onde o cliente conhece o produto na loja, compra pela internet, e vice-versa. O consumidor de hoje é multicanal e cross canal, ou seja, compra em diversos canais no momento que for mais conveniente e prático para ele e pode cruzar compras em ambientes físicos e virtuais. Entram nessa história as próprias lojas físicas, venda porta a porta, ecommerce, Mobile Commerce, TV commerce, Social Commerce, etc. Não existe somente um canal de compras.

Neste cenário encontramos grandes empresas varejista em diversos segmentos que em sua história não haviam planejado colocar seus produtos para venda online, começam a ter um olhar diferenciado para o canal online e buscar especialistas para planejar, implantar e até mesmo operar todo seu ecommerce.

Sua empresa se encaixa neste contexto?

Se você disse SIM provavelmente deve estar pensando Como isso é aplicado? Quem são os especialistas?  Qual o melhor momento para entrar nestas vendas online? Estas são dúvidas frequentes nos gestores de médias e grandes empresas, por exemplo, uma empresa varejista com toda sua estrutura, estuda o mercado, identifica a oportunidade de abertura deste novo canal de vendas, mas paralelamente surgem questionamentos importantes que podem travar o seguimento do projeto:

ProcessoMarketingPlataformaIntegraçãoTreinamento
Análise Logística / ExpediçãoPlanejamento de MKT DigitalLayoutPré cadastro de ProdutosAtendimento SAC e Pós Venda
Análise Faturamento / Regras FiscaisSEODesign, Imagens e BannersImportação de PedidosCadastro de Produtos
Assessoria Contrato Gateway PagamentoSEMTextos Institucionais, Categorias e marcasAtualização Estoque e PreçosDesign e Imagens
Assessoria Contrato CorreiosComparadores de Preços e ShoppingsConfiguração FreteERP / Emissor FiscalPacote e Expedição
Assessoria Contrato AntifraudeAssessoria de imprensa Homologação Gateways PagamentoIntegração MarketplacesFaturamento

Pensando nisso criamos uma equipe especialista na gestão do canal de vendas online com atuação dedicada nas operações de ecommerce.  Trabalhamos para atender as necessidades das empresas, resolvendo conflitos e vencendo barreiras internas para viabilizar sua entrada e/ou otimização das vendas e participação no varejo multicanal.

Nosso plano de ação vai desde a integração dos canais de venda até o estudo e projeções de negócios, com profissionais orientados a estratégia, gestão e operação do dia a dia das lojas virtuais, passando por marketing digital, logística, transporte, financeiro, fiscal, SAC e pós venda.

O mais interessante do nosso modelo é que as empresas trabalham em conjunto, a inteligência não fica centralizada e sim compartilhada entre as partes, veja: a estratégia de mix de produtos é da contratante, mas nossa equipe pode auxiliar na definição mais adequada ao público e-consumidor nas formas de pagamento, frete, e prazos.

Trata-se de um momento com forte impulso comercial, possibilitando movimentações em praticamente toda cadeia do mercado. Da mesma forma que o e-B2C se estabeleceu, enxerga-se um cenário otimista para o e-B2B, envolvendo a operação entre empresas, estabelecendo novos procedimentos e cada vez mais ganhando mercado.

Principais Benefícios

Se você já está no varejo tradicional, a opção de começar na internet torna-se muito mais simples, uma vez que você já conhece o mercado, dispõe de estoque e tem uma marca localmente conhecida. Confira abaixo os quatro benefícios de integrar as operações da sua loja física e virtual:

  • Menor custo de start-up: A diferença de investimento para quem já está no varejo é de milhares de reais, uma vez que você pode (e deve) aproveitar a capacidade instalada do seu negócio para operar ambos os canais. Estamos falando de mão de obra, estoque e canais de marketing, por exemplo.
  • Aumente o seu alcance: Essa é de longe a principal vantagem desse canal, o número de potenciais clientes do seu negócio. A internet no Brasil ultrapassa 100 milhões de usuários, esse é o mercado a ser explorado pela sua loja virtual. Para ter noção do aumento de perspectiva, basta comparar esse número com a quantidade de pessoas que vivem na sua cidade.
  • Fortifique sua marca: Do mesmo modo que você aumenta o potencial de consumidores, aumenta também a quantidade de pessoas que interagem com a sua marca. Isso vai beneficiar também o seu canal tradicional.
  • Ganhe escala: Com aumento do volume de vendas do canal online seu negócio ganha escala. Você consegue maior poder de barganha com seus fornecedores, pode baixar os preços, melhorar sua margem ou aumentar o mix de produtos disponíveis.

Sabendo disso tudo é hora de entrar nesse cenário concorrido e alavancar suas vendas!! Entre em contato e veja o que a nossa equipe pode fazer para ajudar o seu negócio!

Willians Okamoto

Minha missão é ajudar empresas com grandes estoques que querem começar a vender na internet e precisam de uma solução prática e segura na integração do seu sistema ERP ou ecommerce aos grandes marketplaces do mercado.

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