A venda online tornou-se uma necessidade com o cenário atual de pandemia e isolamento social. As empresas que ainda não fazem parte do universo das vendas online já deve começar a planejar sua presença online.

De acordo com a especialista em e-commerce, Sandra Turchi , os vendas online crescerem cerca de 40% nesses primeiros meses do ano por conta do isolamento social. E, de acordo com especialista, esse é um comportamento que deve permanecer entre os consumidores de todo o mundo.

Devido a essa nova realidade, os grandes marketplaces como Mercado Livre, Amazon, Lojas Americanas, Shoptime tiveram crescimento em número de novos clientes e um aumento significativo nas vendas, além de inúmeras empresas que começaram suas atividades nesses canais.

Segundo o site da Exame, o Mercado Livre, o maior portal de comércio eletrônico da América Latina, ganhou 5 milhões de novos consumidores, um aumento de 45% em relação ao ano anterior, com 2,6 milhões de clientes novos e alta de 28% no Brasil. 

Desde o início da quarentena e isolamento social, o Mercado livre registrou um aumento de 17% no tempo médio de sessão, 39% de aumento nas buscas e pedidos no Brasil. 

Outro ponto importante e interessante é a recorrência de clientes na plataforma. Os compradores frequentes que antes compravam a cada 17 dias, passaram a comprar a cada 12 dias. Os consumidores que faziam sua compra a cada 79 dias, diminuíram esse intervalo para 24 dias, e os clientes que faziam até duas compras por ano passaram a consumir os produtos do Mercado Livre a cada 29 dias.

Os itens mais pesquisados e comprados foram os de saúde e equipamentos médico com crescimento de 300%, seguido dos bens de alimentos 164%, categoria de casa, móveis e jardim 84%. As categorias de entretenimento e fitness cresceram 61%, seguido da categoria de computação com aumento de 55% nas vendas.

O serviço de entrega do Mercado Livre, O Mercado Envios, registrou recorde com 1,4 milhão de entregas em um único dia!

O Mercado Livre, em Abril, teve uma taxa de crescimento de 75,8% em itens vendidos e 72,6% de volume transacionado em relação ao mesmo período do ano passado. E, expansão do resultado financeiro no Brasil de 54,8% em reais e de 31,4% em dólares da receita líquida representada por 60,9% do mercado brasileiro.

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Confira as vantagens de integrar seu sistema ERP ou E-commerce nos maiores marketplaces do mercado:

  • Automatização de processos traz para a empresa maior precisão e mais autonomia de gerenciamento, facilita e agiliza a logística da venda e melhora a experiência do cliente.
  • Redução de custos pois utiliza um sistema já testado e aprovado por grande número de clientes, com processos definidos e automatizado, além de se servir da força de marketing para divulgar o canal. 
  • Melhoria da experiência por ser um grande shopping online com muitos compradores, sua estrutura é constantemente utilizada e testada, recebendo melhorias e novas funcionalidades a cada dia. Outra melhora percebida é a intuitividade na navegação da plataforma, que torna a experiência do consumidor cada vez melhor, aumentando a taxa de conversão das vendas.
  • Maior agilidade por conta dos processos já definidos e por conta da navegação intuitiva que proporciona maior facilidade de visualização dos produtos e finalização das compras.
  • Maior visibilidade devido a força de marketing e vendas de cada marketplace, além da força da marca que gera credibilidade e atrai grande fluxo de visitantes a procura de uma solução para o seu problema naquele momento e o seu produto pode aparecer entre seus concorrentes, se destacar e vender. 
  • Segurança é o requisito mais importante para as plataformas de marketplaces, pois estão na linha de frente das vendas oferecendo todas as garantias de uma venda segura e garantida.  
  • Gestão qualificada por conta da automatização dos processos que geram maior facilidade na coleta e leitura de dados, garantindo uma melhor análise das informações para tomada de decisão.
  • Escalabilidade é possível devido `a uma boa integração de sistemas e de alguns outros fatores como: tipo de produto oferecido, tipo de oferta, reação do público, concorrência e qualidade das entregas realizadas. Feito esses passos de forma correta será possível aumentar as vendas de forma significativa e gradual. 
  • Precificação facilitada devido a união dos seus concorrentes na mesma plataforma, é possível identificar os produtos e os preços oferecidos por cada um, e, decidir a melhor estratégia para cada produto em relação aos concorrentes.
  • Acompanhamento das tendências por parte dos marketplaces, assim como investem e aplicam na segurança da plataforma, aplicam também as novas tendências em tecnologia e experiência de compra de forma inovadora e rápida em comparação aos e-commerces.

Depois de tantas vantagens em vender em outros canais, o que você acha de fazer parte desses grandes players de venda online?

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Willians Okamoto

Minha missão é ajudar empresas com grandes estoques que querem começar a vender na internet e precisam de uma solução prática e segura na integração do seu sistema ERP ou ecommerce aos grandes marketplaces do mercado.

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