Aumente suas vendas online

Cross-sell, Up-sell e Down-sell, saiba como aplicá-las!

Para ter sucesso nas vendas online é necessário ter uma estratégia e conhecer algumas técnicas de venda online.

As técnicas de vendas acompanham toda a jornada de compra do cliente, por isso aplica-las em seu negócio pode aumentar suas vendas e a experiência do seu cliente podendo fideliza-lo.

Alguns marketplaces padronizam as técnicas de vendas e acabam limitando a estratégia, por isso, é preciso entender cada etapa da venda e aplicar a técnica certa no momento certo, utilizando os espaços cedidos por cada marketplace, mas tomando cuidado para não infringir as regras de cada canal de venda.

Conheça 3 técnicas de venda online para aumentar sua vendas: 

CROSS SELLING

A técnica de Cross-Seel tem como objetivo sugerir produtos complementares ao cliente  o momento em que está realizando a sua compra, aumentando o ticket médio da venda e ajudando o cliente completar sua compra, solucionando o problema do cliente por completo.

Para  isso é preciso entender o cliente, saber a motivação da compra e oferecer o produto complementar que realmente irá suprir sua necessidade, com algum desconto, bônus ou algo que gere valor na compra do produto complementar.

Como Aplicar cross-sell em marketplaces

  • Utilize o email transacional

O email transacional é aquela mensagem enviada ao cliente logo após realizar a venda para informar os detalhes, nesse momento é possível se relacionar com o cliente e indicar opções de produtos relacionados com a solução que o cliente busca. O email de entrega também é um momento importante para estreitar o relacionamento com o cliente e indicar mais produtos complementares. Aproveite bem essas mensagens porque a taxa de abertura desses e-mails é bem alta e pode vir a converter em mais vendas, mas fique atento `as regras do canal de venda.

  • Pacote da entrega

Aproveite a embalagem do produto a ser entregue e inclua uma declaração de agradecimento pela compra, fazendo seu cliente se sentir especial! E, se o marketplace permitir, pois cada marketplace tem suas regras e devem ser seguidas para não ser banido do canal, insira uma folheto com opções de mais produtos com valores maiores e produtos complementares relacionados `a compra.   

UP-SELLING 

O Up-sell é uma técnica de venda que tem como objetivo melhorar a opção e a experiência de compra do cliente.

Isso quer dizer que a partir do produto pesquisado é possível indicar uma opção melhor, ou seja, um produto com melhor “custo X benefício” e maior valor, com ticket médio mais alto que o valor do produto pesquisado.

DOWN-SELLING

O Down-sell é a técnica de venda online utilizada para não perder a venda, mesmo que com um ticket médio mais baixo, mas que a venda seja realizada. 

A partir da atividade do cliente na plataforma do ecommerce é possível oferecer um desconto no produto mais pesquisado e realizar a venda a partir de uma aba com o desconto por tempo limitado, ou seja, uma oferta pegar ou largar, induzindo o cliente a comprar de você mesmo que com um desconto, pois esse cliente deixa de ser um cliente em potencial para ser um cliente real e voltar a comprar com você e te indicar.

Nos marketplaces essa técnica é um pouco diferente, pois tem suas próprias regras de venda, por isso, a partir das perguntas com dúvidas sobre o produto é possível entender o que o cliente procura e oferecer a melhor opção de compra sendo geralmente um produto com preço menor e qualidade similar, isso pode ser um produto de tamanho menor, quantidade menor de itens, kits com desconto…, o importante é fazer a conversão e solucionar o problema do seu cliente.

Como podemos perceber as técnicas de vendas online podem e devem ser utilizadas em todas as vendas porque além de proporcionar uma experiencia de valor para o seu cliente, solucionando o seu problema, ainda aumenta suas vendas e cria relacionamento com os clientes.

Outro ponto importante é saber como utilizar essas técnicas de venda online em cada canal de venda. As plataformas de ecommerce (Tray) permitem configura-las na plataforma e a empresa dita as regras para ser usada em cada técnica, podendo explorar todos os detalhes de cada uma.

No entanto, os marketplaces tem regras de vendas próprias e é preciso cumpri-las para ter boa reputação e vender mais. Os marketplaces permitem um relacionamento reduzido entre cliente e empresa que está vendendo, por isso é preciso utilizar cada oportunidade para se comunicar com o seu cliente, levando em conta as regras para isso.

Quer saber como implantar essas técnicas no seu negócio online e nos marketplaces de forma correta, sem correr o risco de ser banido?

Nós podemos te ajudar!! A Sysplace tem 10 anos de experiência em vendas online em marketplaces e ecommerce temos um sistema que permite utilizar todas as etapas da venda para aplicar as técnicas de acordo com as regras de cada canal, como Mercado Livre, Amazon, B2W e Depato, além de uma estratégia aceleradora de vendas online.

Entre em contato e descubra como aumentar suas vendas online!

Te acompanhamos em todas as etapas dessa implantação!

Patrícia Chiacchio 

Sysplace Tecnologia – O sistema acelerador das vendas online! 

Patrícia Chiacchio Bertelli Martins Okamoto

Sou apaixonada pela internet e acredito que ela seja um grande canal de contato entre as pessoas, os produtos e os serviços; sendo bem usada, pode ser a transformação de vidas e negócios! Há anos no mercado digital, escrevendo, publicando, cadastrando, vendendo... Hoje, minha missão é ajudar os negócios na transformação digital e vendas no comércio eletrônico!

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